Desigualdade do rendimento e pobreza em Portugal : As consequências do programa de ajustamento

03-10-2016 21:27

O Estudo sobre “Desigualdade do rendimento e pobreza em Portugal : As consequências do programa de ajustamento”, com a coordenação do Professor Carlos Farinha Rodrigues e o apoio da Fundação Francisco Manuel dos Santos, veio evidenciar uma situação grave de desigualdades sociais, referindo que um terço dos portugueses passou por uma situação de pobreza entre 2009 e 2012.

Enquanto os 10% mais pobres perdem 20% dos rendimentos, os 10% mais ricos perdem 13%.
De entre estes são os mais jovens, as famílias numerosas com crianças a cargo, os desempregados, as pessoas menos qualificadas e com mais idade, as mais afetadas pela perda dos rendimentos.

Pode consultar o Estudo neste link : https://www.ffms.pt/publicacoes/grupo-estudos/1700/desigualdade-do-rendimento-e-pobreza-em-portugal

Na verdade os/as Assistentes Sociais conhecem bem estas realidades pois estão quotidianamente confrontados com as pessoas e famílias afetadas por estas duras e injustas situações.

Lamentamos que a Resolução que em 2008 a Assembleia da Republica aprovou por unanimidade, na qual reconhece que a pobreza constitui uma violação grave dos direitos humanos, continue isenta das consequências práticas.

Sabemos que o combate estrutural à pobreza e exclusão social exige políticas múltiplas, mais integradas e aconselha a definição de uma estratégia nacional focada na sua erradicação.

Nesse sentido a APSS  integrou recentemente o Grupo de Trabalho coordenado pela EAPN Portugal que elaborou e apresentou ao Governos e aos Partidos Políticos representados na Assembleia da Republica um documento, intitulado “Erradicar a Pobreza, Compromisso para uma Estratégia Nacional” que foi editado na revista Editeia 48.

Este tema será mais uma vez tratado e discutido  por um largo conjunto de organizações nomeadamente da sociedade civil,  num Encontro Nacional que se irá realizar em Lisboa, no próximo dia 16 de novembro, com o alto patrocínio e presença do Sr Presidente da Republica.

Voltar

Contactos

APSS | Sede Nacional
Rua dos Jerónimos, 5
1400-210 Lisboa

91 226 98 93 | 21 361 40 13
Consulte os contactos das Delegações Regionais no separador "APSS - Delegações Regionais"

APSS © 2015 Todos os direitos reservados.